Os alunos atravessam, em alguns momentos, determinadas dificuldades que podem ser colmatadas com a ajuda de profissionais experientes nas áreas da psicologia clínica e educacional.
De forma a ultrapassarem estes momentos, o centro de estudos Aprender À Grande disponibiliza serviços que permitem o diagnóstico, a identificação e a intervenção na superação das dificuldades apresentadas.
Psicologia Clínica
- Apoio Psicológico:
- Ansiedade;
- Medos e Fobias;
- Adaptação ao processo de divórcio;
- Hiperatividade;
- Problemas de Comportamento;
- Dificuldades Sociais;
Psicologia Educacional
- Apoio Psicopedagógico:
- Orientação Vocacional e Profissional (9º e 12º anos)*;
- Dificuldades de Aprendizagem Específicas (e.g. dislexia, disortografia, discalculia);
- Défice de Atenção;
- Métodos de Estudo;
- Desmotivação;
- Insucesso Escolar;
* Orientação Vocacional e Profissional (9º e 12º anos);
Atualmente a prática profissional é considerada como uma das atividades de maior importância na vida de um indivíduo adulto, sendo que é na adolescência (9º ano de escolaridade) que os interesses profissionais começam a evidenciar-se, intensificando-se as dúvidas relativas ao futuro. Nesse processo de escolha profissional, questões como interesses, aptidões, valores, situações familiares e perspetivas para o futuro são importantes elementos de análise. Sob essa perspetiva, a Psicologia oferece os seus instrumentos, visando proporcionar reflexão e auto-conhecimento por meio da Orientação Vocacional e Profissional.
Os alunos do12º ano de escolaridadeque pretendam prosseguir estudos também beneficiam de uma Orientação Vocacional e Profissional, independentemente de já ter sido realizada no 9ºano. Isto porque no 9ºano a decisão contempla uma área de estudo que é mais generalista, sendo que a partir do 12ºano a escolha já é específica e reveladora daquilo que será o futuro profissional do jovem. Nesta fase, o que se pretende, enquanto processo de decisão, para além de um melhor auto-conhecimento, é também, uma maior reflexão e um maior esclarecimento relacionado com as médias e requisitos de entrada na universidade, com as localidades do país em que existem determinados cursos, com as saídas profissionais, ou mesmo com um sentimento de enorme pressão por não se saber verdadeiramente qual o curso de interesse.
Neste sentido, o Programa de Orientação Vocacional e Profissional - Centro de Estudos "Aprender à Grande" contempla:
- 1ª sessão:Entrevista clínica com a família (orientada para a escolhas dos pais e perspetiva dos pais sobre o futuro da criança);
- 4 sessões (só com o adolescente) de exploração do auto-conhecimento (aptidões, interesses, valores e personalidade) e do mercado de trabalho;
- 1 sessão de finalização do processo de orientação vocacional com a família;
Por fim, o que se pretende é orientar o adolescente promovendo um maior auto-conhecimento, no sentido de possibilitar uma escolha mais ponderada, informada, madura e ajustada.